1- manche: utilizado
para virar, subir ou descer o avião. Alguns aviões possuem o sidestick, que são semelhantes a joysticks.
2- manetes: controlam
a velocidade do avião. Para frente aceleram e para trás desaceleram. Os manetes
possuem a posição TO/GA, que significa
aceleração máxima, e a posição IDLE, que
significa ponto morto, onde o motor não gera mais força de empuxo. O reverso também
é ativado através dos manetes.
3- alavanca do spoiler:
uma alavanca que abre e fecha os spoilers. É também através dela que você vai
armar os spoilers. Quando o spoiler é armado, ele é ativado automaticamente quando o avião toca o solo durante o pouso.
4- alavanca do flap:
alavanca que estende ou recolhe os flaps.
5- PFD: nessa tela (chamada
de Primary Flight Display) é mostrado o horizonte artificial, a velocidade, a
altitude e a proa.
6- motores: mostra
informações dos motores (pressão do óleo, combustível, temperatura, etc.).
7- alavanca do trem de
pouso: alavanca que estende e recolhe o trem de pouso. Luzes verdes indicam que
o trem de pouso está estendido, luzes desligadas significam que o trem de pouso
está recolhido.
8- posição dos flaps:
mostra em que nível estão os flaps (5, 10, 15, 20, 25, 30 ou 40).
9- autobrake: freios
automáticos que são acionados automaticamente quando o avião toca o solo. Os níveis
existentes são RTO, 1,
2, 3 e MÁX. Quanto maior o nível, maior será a intensidade
do freio e mais rápido o avião vai parar. O RTO é utilizado apenas durante a
decolagem, e é acionado caso seja necessário abortá-la.
10- pilotos
automáticos: nessa área estão localizados os pilotos automáticos onde você vai
programar altitude, velocidade, proa, etc.
- Auto Throttle: sistema de velocidade automático;
- Heading Select: mantém a proa programada pelo piloto;
- Approach: sistema de
aproximação automática;
- Indicated Air Speed Select: mantém a velocidade programada pelo piloto;
- Mach: mostra a velocidade
em Mach (uma unidade de medida - no avião há duas: nós e mach);
- Altitude Select: mantém a altitude
programada pelo piloto.
11- luzes: luzes do
avião (luz de taxi, luz de pouso, luz da cabine, etc.).
12- aviso de segurança:
botão onde você liga e desliga os avisos de apertar os cintos e não fumar.
13- pedais: são
utilizados para acionar o freio (quando pressionado) ou o leme (virando-os).
14- bússola magnética:
é a bússola magnética utilizada pelos pilotos para se orientarem.
15- relógio: relógio
para os pilotos verem a hora e data.
OBS.: Os círculos verdes no painel são aparelhos de backup, caso os digitais
parem de funcionar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário