7 de abril de 2014

Partes do avião - Parte 2

SPOILERS
Os spoilers, ou speedbrakes, são freios aerodinâmicos. Eles são usados logo quando o avião toca o solo para evitar uma flutuada e diminuir sua velocidade. Eles também são utilizados durante o voo, normalmente quando o piloto quer fazer uma descida mais acentuada sem aumentar a velocidade. Os spoilers conseguem “segurar” a velocidade.

FLAPS
Os flaps ficam ao longo da asa no bordo de fuga. Eles são estendidos durante o pouso e na decolagem e possuem diferentes graus de posição. Eles servem para criar mais sustentação para o avião em momentos que este está em baixa velocidade, aumentando a curvatura e/ou área da asa. Por isso que são estendidos apenas durante o pouso (permite o piloto realizar uma aproximação a uma velocidade menor) e na decolagem (permite uma decolagem mais curta). Na imagem você pode ver também os slats, que fazem parte do sistema de flaps. Eles aumentam a curvatura da asa e permitem um maior fluxo de ar sobre o extradorso, aumentando também a sustentação.



WINGLETS
Os winglets ficam na ponta das asas e seu formato varia de avião para avião. Eles ajudam a diminuir o arrasto induzido (será explicado futuramente), economizando combustível e, claro, dinheiro. Na imagem abaixo é possível ver dois tipos diferentes de winglets.




TREM DE POUSO
O trem de pouso é um mecanismo cujo principal componente é o pneu. Eles também possuem amortecedores para que o impacto do avião com o solo durante o pouso seja minimizado. Os pneus não são cheios com oxigênio, e sim com nitrogênio, que é mais estável às oscilações de temperatura durante o voo. Fazem parte do trem de pouso também a roda (onde está conectado o pneu) e os freios (podendo ser a disco ou a tambor).

Um comentário:

Anônimo disse...

Pessoal me corrijam se eu estiver errado por favor. Os winglets não diminuem o arrasto, pelo contrario, aumentam, pois criam arrasto parasita e não geram sustentação. Eles foram criados para diminuirem a perda de sustentação na ponta das asas e consequentemente o turbilhonamento.
No mais o blog esta de parabens! Abraços!