14 de fevereiro de 2014

Partes do avião - Parte 1



FUSELAGEM
A fuselagem seria o “corpo” do avião. É na fuselagem que ficam as asas, o trem de pouso, os estabilizadores vertical e horizontal, os tubos de pitot, as portas, as janelas, ou seja, praticamente tudo está ligado à fuselagem.

AILERONS
Os ailerons são partes móveis que ficam na ponta das asas, no bordo de fuga. São eles os responsáveis por fazer o avião virar para os lados, controlados pelo manche.

ESTABILIZADOR VERTICAL--------------------------------------------------------------------------------
Localiza-se em cima da fuselagem na parte de trás do avião. Nele fica o leme.

LEME
Fica no estabilizador vertical e tem a finalidade de virar o avião em solo ou fazer ele “deslizar” no ar, chamado de guinada. Ele é controlado através dos pedais pelo piloto.

ESTABILIZADOR HORIZONTAL
Fica na parte de trás da fuselagem. Neles ficam os profundores.

PROFUNDORES
Os profundores ficam nos estabilizadores horizontais e são eles os responsáveis por fazer o avião subir e descer, controlados pelo manche.

11 de fevereiro de 2014

STALL

   STALL, ou ESTOL (em português), significa perda de sustentação, ou seja, é quando o avião não consegue mais se sustentar no ar. Isso ocorre quando o avião excede o ângulo de ataque crítico, e o fluxo de ar no extradorso da asa se separa da mesma, criando uma área de turbulência. Mas o que é o ângulo de ataque?

 
 O ângulo de ataque é o ângulo formado entre a linha da corda da asa (uma linha imaginário que cruza a asa do bordo de ataque até o bordo de fuga) e o vento relativo (o vento que vem na direção contrária ao movimento da aeronave).





   O ângulo de ataque crítico é quando se consegue a maior sustentação possível. Ao passar desse limite, ocorre uma grande queda de sustentação, o ar se separa do extradorso e o arrasto aumenta demasiadamente.


  Quando o piloto se depara com um stall, ele deve diminuir o ângulo de ataque, normalmente aplicando potência e colocando o nariz do avião para baixo, com a finalidade de o fluxo de ar voltar a circular pela asa e ganhar sustentação novamente.

6 de fevereiro de 2014

Como um avião voa?

  O avião voa graças a suas asas, que possuem um formato aerodinâmico ideal para criar a sustentação, uma força que é capaz de levantar um avião de toneladas do chão.



   A asa é dividida em quatro partes. A parte da frente da asa é chamada de bordo de ataque e a parte de trás é chamada de bordo de fuga, enquanto a parte de cima chama-se extradorso e a parte de baixo intradorso.
  
   O fluxo de ar divide-se e passa por cima e por baixo da asa, se encontrando novamente no bordo de fuga. Antes de continuarmos a explicação, é necessário um rápido conhecimento sobre a "Lei de Bernoulli". Segundo essa lei, quanto mais rápido o fluxo de um fluído, menor será sua pressão. Isso é mostrado no tubo de venturi, na imagem abaixo:


   Pelo fato de o extradorso ser maior que o intradorso, o ar na parte de cima flui a uma velocidade maior que o ar na parte de baixo. Seguindo a Lei de Bernoulli, devido a essa diferença de velocidade, a pressão na parte superior da asa é menor do que a pressão na parte inferior da mesma. Essa diferença de pressão cria a sustentação.

4 de fevereiro de 2014

O RETORNO!

Olá aviadores!

Bem vindos ao blog! Este aqui é o segundo blog que faço: o primeiro tinha o mesmo nome e falava sobre os mesmos assuntos, mas foi deletado e infelizmente não foi possível recuperá-lo... Mas agora resolvi voltar atrás e criar novamente um novo.

Meu nome é Guilherme (também conhecido como Zanco), e desde pequeno a aviação esteve presente em minha vida. Quando era criança, ficava louco ao ver um avião, era algo que mexia comigo. Mas o meu caminho na aviação realmente começou quando ganhei meu primeiro Flight Simulator, quando tinha cerca de 8 anos. Ficava horas na frente do simulador, querendo saber mais, e mais, e mais..... A partir desse momento começei a pesquisar mais sobre a aviação.


E então foi aí que decidi que queria ser piloto de avião.
Hoje, com meus 18 anos, estou fazendo o curso de piloto. Mas melhor que aprender, é repassar conhecimento. Por isso criei este blog, onde compartilho meus conhecimentos sobre a aviação com o público geral (desde entusiastas até outras pessoas que estão iniciando a vida de piloto).


Compartilhe o blog para ajudar na divulgação! Visite também o meu canal do youtube:

Canal: https://www.youtube.com/livrepouso

Obrigado e até a próxima!