O avião voa graças a suas asas, que possuem um formato aerodinâmico ideal para
criar a sustentação, uma força que é capaz de levantar um avião de toneladas do chão.
A asa é dividida em quatro partes. A parte da frente da asa é
chamada de bordo de ataque e a parte de trás é
chamada de bordo de fuga, enquanto a parte de
cima chama-se extradorso e a parte de baixo intradorso.
O fluxo de ar divide-se e passa por cima e por baixo da asa, se encontrando novamente no bordo de fuga. Antes de continuarmos a explicação, é necessário um rápido conhecimento sobre a "Lei de Bernoulli". Segundo essa lei, quanto mais rápido o fluxo de um fluído, menor será sua pressão. Isso é mostrado no tubo de venturi, na imagem abaixo:
Pelo fato de o extradorso ser maior que o intradorso, o ar na parte de cima flui a uma velocidade maior que o ar na parte de baixo. Seguindo a Lei de Bernoulli, devido a essa diferença de velocidade, a pressão na parte superior da asa é menor do que a pressão na parte inferior da mesma. Essa diferença de pressão cria a sustentação.
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