STALL, ou ESTOL (em
português), significa perda de sustentação, ou seja, é quando o avião não
consegue mais se sustentar no ar. Isso ocorre quando o avião excede o ângulo de ataque crítico, e o fluxo de ar no extradorso da asa se separa da mesma, criando uma área de turbulência. Mas o que é o ângulo de ataque?
O ângulo de ataque é o ângulo formado entre a linha da corda da asa (uma linha imaginário que cruza a asa do bordo de ataque até o bordo de fuga) e o vento relativo (o vento que vem na direção contrária ao movimento da aeronave).
O ângulo de ataque é o ângulo formado entre a linha da corda da asa (uma linha imaginário que cruza a asa do bordo de ataque até o bordo de fuga) e o vento relativo (o vento que vem na direção contrária ao movimento da aeronave).
O ângulo de ataque crítico é quando se consegue a maior sustentação possível. Ao passar desse limite, ocorre uma grande queda de sustentação, o ar se separa do extradorso e o arrasto aumenta demasiadamente.
Quando o piloto se depara com um stall, ele deve diminuir o ângulo de ataque, normalmente aplicando potência e colocando o
nariz do avião para baixo, com a finalidade de o fluxo de ar voltar a circular
pela asa e ganhar sustentação novamente.
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