2 de setembro de 2014

Velocímetro

O velocímetro indica a velocidade do avião e possui algumas indicações e faixas operacionais que devem ser respeitadas:

- A faixa branca refere-se a faixa de operação com os flaps estendidos. Durante a aproximação e o pouso, a velocidade geralmente varia dentro desta faixa;
-
A faixa verde refere-se à faixa normal de operação do avião; ---------------------------
-
A faixa amarela refere-se a uma faixa de operação com cautela. O avião poderá operar nesta faixa apenas com o ar calmo, mas mesmo assim com cautela;
-
A linha vermelha refere-se à velocidade máxima de operação do avião. Essa velocidade nunca deve ser excedida, pois pode causar danos estruturais no avião.


Cada velocidade possui também uma designação:

Vso - velocidade de stall com flaps estendidos
Vs1 - velocidade de stall com flaps recolhidos
Vfe - velocidade maxima de flaps estendidos
Va - velocidade aerodinâmica (velocidade em que se pode aplicar ações abruptas nos comandos sem causar danos nos mesmos)
Vno - velocidade estrutural de cruzeiro
Vne - velocidade para nuncar exceder





Horizonte Artificial


O horizonte artificial é um instrumento que indica a posição do nariz do avião em relação ao horizonte. A cor azul indica o céu e a cor marrom a terra. Através desse instrumento você pode ver também o ângulo de inclinação da curva. Ele é utilizado principalmente quando o piloto não tem visão externa, se utilizando desse instrumento para se orientar, sabendo se o avião está descendo, subindo, nivelado ou fazendo uma curva.
















Na imagem à esquerda, podemos perceber que o avião está nivelado. Já na imagem à direita, o avião realiza uma curva. A seta vermelha no topo indica o ângulo de inclinação desse curva.



Forças que atuam no avião



São quatro as forças que atuam em um avião:

A sustentação é uma força perpendicular ao vento, produzida pela asa. Ela é influenciada por vários fatores, como densidade do ar, área da asa, velocidade, peso, curvatura da asa, entre outros. Um 747, por exemplo, demora muito mais tempo para decolar do que um Cessna devido ao seu grande peso.

O peso é a força oposta a sustentação. Todo corpo no campo gravitacional da Terra possui peso.

A tração, ou empuxo, é a força que permite o deslocamento do avião para que ele atinja uma velocidade suficiente para criar sustentação. Essa força é criada pelos motores.

O arrasto é a força oposta a tração, ou seja, ela atrapalha o deslocamento do avião. Ele não pode ser eliminado, mas pode ser diminuído tomando algumas medidas, como recolher o trem de pouso e os flaps ou com o uso dos winglets. O arrasto é dividido em induzido e parasita. O arrasto induzido é uma consequência da sustentação. Nas pontas das asas, o fluxo de ar no intradorso sobe devido a diferença de pressão com o extradorso, criando um vórtice (como mostrado na imagem abaixo). Já o arrasto parasita é gerado por qualquer superfície que não cria sustentação.