O velocímetro indica a velocidade do avião e possui algumas indicações e faixas operacionais que devem ser respeitadas:
- A faixa branca refere-se a faixa de operação com os flaps estendidos.
Durante a aproximação e o pouso, a velocidade geralmente varia dentro desta faixa;
- A faixa verde refere-se à faixa normal de operação do avião; ---------------------------
- A faixa amarela refere-se a uma faixa de operação com cautela. O avião poderá operar nesta faixa apenas com o ar calmo, mas mesmo assim com cautela;
- A linha vermelha refere-se à velocidade máxima de operação do avião. Essa velocidade nunca deve ser excedida, pois pode causar danos estruturais no avião.
Cada velocidade possui também uma designação:
Vso - velocidade de stall com flaps estendidos
Vs1 - velocidade de stall com flaps recolhidos
Vfe - velocidade maxima de flaps estendidos
Va - velocidade aerodinâmica (velocidade em que se pode aplicar ações abruptas nos comandos sem causar danos nos mesmos)
Vno - velocidade estrutural de cruzeiro
Vne - velocidade para nuncar exceder
- A faixa verde refere-se à faixa normal de operação do avião; ---------------------------
- A faixa amarela refere-se a uma faixa de operação com cautela. O avião poderá operar nesta faixa apenas com o ar calmo, mas mesmo assim com cautela;
- A linha vermelha refere-se à velocidade máxima de operação do avião. Essa velocidade nunca deve ser excedida, pois pode causar danos estruturais no avião.
Cada velocidade possui também uma designação:
Vso - velocidade de stall com flaps estendidos
Vs1 - velocidade de stall com flaps recolhidos
Vfe - velocidade maxima de flaps estendidos
Va - velocidade aerodinâmica (velocidade em que se pode aplicar ações abruptas nos comandos sem causar danos nos mesmos)
Vno - velocidade estrutural de cruzeiro
Vne - velocidade para nuncar exceder
Nenhum comentário:
Postar um comentário