6 de fevereiro de 2014

Como um avião voa?

  O avião voa graças a suas asas, que possuem um formato aerodinâmico ideal para criar a sustentação, uma força que é capaz de levantar um avião de toneladas do chão.



   A asa é dividida em quatro partes. A parte da frente da asa é chamada de bordo de ataque e a parte de trás é chamada de bordo de fuga, enquanto a parte de cima chama-se extradorso e a parte de baixo intradorso.
  
   O fluxo de ar divide-se e passa por cima e por baixo da asa, se encontrando novamente no bordo de fuga. Antes de continuarmos a explicação, é necessário um rápido conhecimento sobre a "Lei de Bernoulli". Segundo essa lei, quanto mais rápido o fluxo de um fluído, menor será sua pressão. Isso é mostrado no tubo de venturi, na imagem abaixo:


   Pelo fato de o extradorso ser maior que o intradorso, o ar na parte de cima flui a uma velocidade maior que o ar na parte de baixo. Seguindo a Lei de Bernoulli, devido a essa diferença de velocidade, a pressão na parte superior da asa é menor do que a pressão na parte inferior da mesma. Essa diferença de pressão cria a sustentação.

Nenhum comentário: